quarta-feira, 29 de abril de 2009

Mais vale em linha do que em fila

A iniciativa actual, conhecida como 2010, concentra-se no curto prazo e assenta no acesso em banda larga à Internet, uma tecnologia fundamental que permite comunicações em linha rápidas, baratas e permanentes. Quase 30% dos agregados familiares da UE dispõem de acesso em banda larga. Este número é inferior nos países que aderiram à União desde 2004.
Sob o lema «Mais vale em linha do que em fila», mais de 90% das entidades que prestam serviços públicos em toda a União Europeia estão hoje em linha. O objectivo é proporcionar um acesso electrónico fácil a vinte serviços públicos de base (preenchimento e entrega das declarações de rendimentos ou do IVA, pedido de matrícula ou mudança do título de propriedade de automóveis, etc.).
Para além das escolas e universidades, estão a ser envidados esforços para ligar bibliotecas, museus e instituições similares a redes de banda larga. Além disso, os governos dos Estados-Membros devem proporcionar aos cidadãos serviços de saúde em linha, incluindo informações sobre a prevenção de doenças, registos de saúde em linha, teleconsultas e reembolso de despesas de saúde por via electrónica.

0 comentários:

Enviar um comentário